Projeto

O Projeto “A Física e o Cotidiano” Projeto Conteúdos Digitais do MEC foi desenvolvido a partir da contemplação do edital 001/2007, do MEC/MCT, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia, foi concebido por um grupo de pesquisadores, listados a seguir em ordem alfabética, Alfredo Matta, Ana Verena Carvalho, Nalini Vasconcelos, Paulo Ramos, Pollyana Pereira, Sueli Cabalero, Vânia Valente e Yuri Wanderley.

Destaca-se ainda que a concepção e autoria de todo o conteúdo de Física do projeto coube ao Professor Paulo Ramos, da UNEB.
O objetivo do projeto é disponibilizar conteúdos educacionais digitais na área de Física que possam ser utilizados em apoio/ampliação às práticas docentes no Ensino Médio, visando a atualização e melhoria da qualidade do ensino na área.

A contemplação dessa área justifica-se basicamente pela necessidade de construção do conhecimento pedagógico e do material didático no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem de Física no Brasil. Além disso, a Física, como área do conhecimento que se ocupa do estudo da matéria e energia, suas  interações e leis, precisa ser pensada de forma contextualizada e capaz de suscitar nos estudantes a curiosidade epistemológica. Tal contextualização, necessária ao ensino de Física, não pode prescindir ao uso e reflexão das tecnologias digitais no nosso contexto. Dessa forma, pensar conteúdos digitais multimídia que articulem as potencialidades da tecnologia digital à cotidianidade dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem se faz necessário e promissor na busca por criticidade e autonomia.

“A Física e o Cotidiano” contempla quatro mídias: software, áudio, experimentos educacionais e audiovisual. O software se subdivide em "Fique Sabendo", que se refere a situações cotidianas analisadas sob o olhar da Física, “Laboratório virtual”, que contém simulações interativas de experimentos de Física contextualizados à realidade cotidiana, “Sala de jogos”, que são jogos que trabalham a aplicação dos conceitos de física na resolução de problemas cotidianos e, “Interatividade” com o objetivo de fornecer ao professor e aos estudantes um ambiente de exercício do diálogo, através do Panteon Escolar. O audiovisual tem a proposta do uso do vídeo para iniciar o ensino de um novo assunto a partir de demonstrações de situações práticas, despertando a busca por novas pesquisas e aumentando o interesse dos alunos. O áudio tem a ideia de criar programas, como os de rádio, que proporcionem uma melhor compreensão da Física levando para suas vidas situações do cotidiano que sejam de fácil abordagem e assimilação. E, por fim, os experimentos educacionais que estão relacionados pelo sistema RPG by moodle, game digital, no qual foi desenvolvido um jogo do tipo ficção científica para que os professores e estudantes interatuem, desenvolvendo e praticando seus conhecimentos de física por meio da vivência coletiva de uma aventura que se apresenta em uma linguagem hipertextual e cuja ambientação será a das viagens espaciais e aventuras no espaço.

 Contato: condigitalba@gmail.com