Título:
|
Quero um Ponto de Apoio
|
Tipo
do recurso:
|
Animação/Simulação
|
Objetivo:
|
Apreender, intuitiva e interativamente, o conceito de torque e a relação vetorial entre as forças envolvidas, bem como entender o princípio de funcionamento das alavancas.
|
Descrição
do recurso:
|
O Laboratório Virtual Quero um Ponto de Apoio aborda as alavancas, que são comuns a vários objetos presentes no cotidiano como: tesouras, alicates, balanças, carrinhos de mão, pás, remos, gangorras e muitos outros dispositivos que funcionam graças ao princípio das alavancas. O software está dividido em dois momentos: no primeiro momento, o aluno pode escolher aleatoriamente alguns itens (alavancas) que estão espalhados na Feira de São Joaquim. Após a escolha, o aluno terá que dizer, exatamente, onde está a potência, a resistência e o apoio de cada item escolhido no cenário. Nesse momento, terá que dizer qual o tipo de alavanca, ou seja, se ela é interpotente, inter-resistente ou interfixa. No segundo, o software disponibiliza uma balança manipulável, onde o aluno poderá observar na prática os princípios físicos das alavancas.
|
Observação:
|
Navegador
Internet: Internet
Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9
Plugins do
navegador: Adobe Flash Player
|
Componente
Curricular:
|
Ensino Médio –
Física
|
Tema:
|
Ensino Médio::Física:: Movimento, variações e conservações
|
Palavras-chave:
|
Alavanca, torque, vetores, centro de gravidade, rotação, corpos rígidos, forças. |
Autor(es):
|
Grupo de Trabalho de
Produção de Conteúdos Digitais Educacionais da
Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
|
Idioma:
|
Português
(pt)
|
País:
Brasil (br)
|
Brasil
(br)
|
Data
de publicação:
|
|
Detentor
do direito autoral:
|
Ministério
da Educação - MEC
Ministério de Ciências e Tecnologia – MCT
|
Licença:
|
Creative Commons / Termo de
Cessão.
|
Submetido
por:
|
Governo
do Estado da Bahia
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
|
|