Informações do Conteúdo

Título:
Quero um Ponto de Apoio
Tipo do recurso:
Animação/Simulação
Objetivo:
Apreender, intuitiva e interativamente, o conceito de torque e a relação vetorial entre as forças envolvidas, bem como entender o princípio de funcionamento das alavancas.
Descrição do recurso:
O Laboratório Virtual Quero um Ponto de Apoio aborda as alavancas, que são comuns a vários objetos presentes no cotidiano como: tesouras, alicates, balanças, carrinhos de mão, pás, remos, gangorras e muitos outros dispositivos que funcionam graças ao princípio das alavancas. O software está dividido em dois momentos: no primeiro momento, o aluno pode escolher aleatoriamente alguns itens (alavancas) que estão espalhados na Feira de São Joaquim. Após a escolha, o aluno terá que dizer, exatamente, onde está a potência, a resistência e o apoio de cada item escolhido no cenário. Nesse momento, terá que dizer qual o tipo de alavanca, ou seja, se ela é interpotente, inter-resistente ou interfixa. No segundo, o software disponibiliza uma balança manipulável, onde o aluno poderá observar na prática os princípios físicos das alavancas.
Observação:
Navegador Internet: Internet Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9

Plugins do navegador: Adobe Flash Player
Componente Curricular:
Ensino Médio – Física
Tema:
Ensino Médio::Física:: Movimento, variações e conservações
Palavras-chave:
Alavanca, torque, vetores, centro de gravidade, rotação, corpos rígidos, forças.
Autor(es):
Grupo de Trabalho de Produção de Conteúdos Digitais Educacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.
Idioma:
Português (pt)
País: Brasil (br)
Brasil (br)
Data de publicação:
 

Detentor do direito autoral:
Ministério da Educação - MEC
Ministério de Ciências e Tecnologia – MCT
Licença:
Creative Commons / Termo de Cessão.
Submetido por:
Governo do Estado da Bahia

Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia – UNEB