Título:
|
Refrigerante Congelado
|
Tipo
do recurso:
|
Áudio
|
Objetivo:
|
Identificar variáveis da Termodinâmica envolvidas no processo do congelamento de um líquido quer seja em um congelamento natural, quer seja em um congelamento não-espontâneo.
|
Descrição do recurso:
|
O presente áudio aborda os princípios da Termodinâmica no processo de resfriamento de líquidos. Os personagens da história conversam sobre o uso do sal para conservar o resfriamento de bebidas, como o refrigerante, que serão usados no almoço. Durante o diálogo, discute-se como ocorrem os processos físicos referentes à ação do sal na conservação do líquido, a temperatura ideal para o congelamento, etc. As personagens também abordam sobre qual o meio, isopor ou freezer, é mais eficiente para o resfriamento. Por fim, explica sobre os processos térmicos que envolvem a produção de sorvetes e picolés.
|
Observação:
|
Navegador
Internet: Internet
Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9
Plugins do
navegador: Adobe Flash Player
|
Componente
Curricular:
|
Ensino Médio – Física
|
Tema:
|
Ensino Médio::Física:: Gravitação
|
Palavras-Chave:
|
Física ––– Temperatura– Congelamento – Ponto de Fusão – Graus Celsius
|
Autor(es):
|
Grupo
de Trabalho de Produção de Conteúdos
Digitais Educacionais da Secretaria de Educação
do Estado da Bahia
|
Idioma:
|
Português
(pt)
|
País:
Brasil (br)
|
Brasil
(br)
|
Data
de publicação:
|
|
Detentor
do direito autoral:
|
Ministério
da Educação - MEC
Ministério de Ciências e Tecnologia – MCT
|
Licença:
|
Creative Commons / Termo de
Cessão.
|
Submetido
por:
|
Governo
do Estado da Bahia
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
|