Informações do Conteúdo

Título:
Refrigerante Congelado
Tipo do recurso:
Áudio
Objetivo:
Identificar variáveis da Termodinâmica envolvidas no processo do congelamento de um líquido quer seja em um congelamento natural, quer seja em um congelamento não-espontâneo.
Descrição do recurso:
O presente áudio aborda os princípios da Termodinâmica no processo de resfriamento de líquidos. Os personagens da história conversam sobre o uso do sal para conservar o resfriamento de bebidas, como o refrigerante, que serão usados no almoço. Durante o diálogo, discute-se como ocorrem os processos físicos referentes à ação do sal na conservação do líquido, a temperatura ideal para o congelamento, etc. As personagens também abordam sobre qual o meio, isopor ou freezer, é mais eficiente para o resfriamento. Por fim, explica sobre os processos térmicos que envolvem a produção de sorvetes e picolés.
Observação:
Navegador Internet: Internet Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9

Plugins do navegador: Adobe Flash Player
Componente Curricular:
 Ensino Médio – Física
Tema:
Ensino Médio::Física:: Gravitação
Palavras-Chave:
Física ––– Temperatura– Congelamento – Ponto de Fusão – Graus Celsius
Autor(es):
Grupo de Trabalho de Produção de Conteúdos Digitais Educacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Idioma:
Português (pt)
País: Brasil (br)
Brasil (br)
Data de publicação:
 

Detentor do direito autoral:
Ministério da Educação - MEC
Ministério de Ciências e Tecnologia – MCT
Licença:
Creative Commons / Termo de Cessão.
Submetido por:
Governo do Estado da Bahia

Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia – UNEB