Informações do Conteúdo

Título:
Garrafa que some
Tipo do recurso:
Software: Experimento
Objetivo:
Objetivos do Experimento Prático: • Demonstrar o fenômeno da refração. • Observar como é possível simular a invisibilidade usando substâncias cujos índices de refração sejam aproximadamente iguais. Objetivos do Experimento Virtual: • Adquirir maior entendimento sobre o fenômeno da refração; • Observar que a direção de propagação da luz depende do índice de refração do meio; • Mostrar que um objeto translúcido se torna "invisível" em um meio translúcido de índice de refração aproximadamente igual.
Descrição do recurso:
O experimento Garrafa que some aborda conteúdo da óptica, trabalhando com conceitos como refração, velocidade da luz e índice de refração. De forma criativa, este software simula uma experiência de percepção de um objeto translúcido por nossos olhos devido à mudança da velocidade da luz quando esta atravessa o objeto.
Observação:
Navegador Internet: Internet Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9

Plugins do navegador: Adobe Flash Player
Componente Curricular:
3º ano do Ensino Médio – Física
Tema:
Ensino Médio :: Física:: Óptica
Palavras-Chave:
Óptica, refração, índice de refração, difração.
Autor(es):
Grupo de Trabalho de Produção de Conteúdos Digitais Educacionais da Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Idioma:
Português (pt)
País: Brasil (br)
Brasil (br)
Data de publicação:
 

Detentor do direito autoral:
Ministério da Educação - MEC
Ministério de Ciências e Tecnologia – MCT
Licença:
Creative Commons / Termo de Cessão.
Submetido por:
Governo do Estado da Bahia

Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Universidade do Estado da Bahia – UNEB