Título:
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Garrafa que some
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Tipo
do recurso:
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Software: Experimento
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Objetivo:
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Objetivos do Experimento Prático:
• Demonstrar o fenômeno da refração.
• Observar como é possível simular a invisibilidade usando substâncias cujos índices de refração sejam aproximadamente iguais.
Objetivos do Experimento Virtual:
• Adquirir maior entendimento sobre o fenômeno da refração;
• Observar que a direção de propagação da luz depende do índice de refração do meio;
• Mostrar que um objeto translúcido se torna "invisível" em um meio translúcido de índice de refração aproximadamente igual.
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Descrição
do recurso:
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O experimento Garrafa que some aborda conteúdo da óptica, trabalhando com conceitos como refração, velocidade da luz e índice de refração. De forma criativa, este software simula uma experiência de percepção de um objeto translúcido por nossos olhos devido à mudança da velocidade da luz quando esta atravessa o objeto.
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Observação:
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Navegador
Internet: Internet
Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9
Plugins do
navegador: Adobe Flash Player
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Componente
Curricular:
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3º ano do Ensino Médio – Física
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Tema:
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Ensino Médio :: Física:: Óptica
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Palavras-Chave:
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Óptica, refração, índice de refração, difração.
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Autor(es):
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Grupo
de Trabalho de Produção de Conteúdos
Digitais Educacionais da Secretaria de Educação
do Estado da Bahia
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Idioma:
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Português
(pt)
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País:
Brasil (br)
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Brasil
(br)
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Data
de publicação:
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Detentor
do direito autoral:
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Ministério
da Educação - MEC
Ministério de Ciências e Tecnologia – MCT
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Licença:
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Creative Commons / Termo de
Cessão.
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Submetido
por:
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Governo
do Estado da Bahia
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Universidade do Estado da Bahia – UNEB
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