Este grupo trabalha com estudos e pesquisas relacionados ao desenvolvimento de uma potencial Sociedade em Rede e sua relação dialógica com a pluriculturalidade cultural e de práxis dos diversos sujeitos coletivos formados pelas mais variadas interações e interatividades que se apresentam nesta sociedade interligada. Como conseqüência trabalha-se também com o desenvolvimento de conteúdos digitais educacionais de carater pluricultural, e de aplicação voltada para as práticas culturais em rede. A seguir as principais linhas de desenvolvimento:

  • Pesquisa e desenvolvimento de Conteúdos Digitais Educacionais, sejam eles softwares educativos, objetos de aprendizagem, áudioWEB, vídeoWEB, materias pedagógicos para EAD e para uso em computadores em geral – toda a atenção é dada para conteúdos relacionados com a expansão da sociedade em rede e com as práticas pluriculturais na rede;
  • Pesquisa, desenvolvimento e uso pedagógico de Ambientes WEB educacionais, incluindo aí ambientes virtuais de aprendizagem para uso em EAD – toda a atenção é dada para conteúdos relacionados com a expansão da sociedade em rede e com as práticas pluriculturais na rede;
  • Pesquisa e desenvolvimento de jogos digitais e simulações computacionais voltadas para aplicações pedagógicas em rede e de práxis pluricultural, museu virtual, mídia de história e memória digital e outros formatos;
  • Pesquisa e desenvolvimento das aplicações da tecnologia educacional digital no ensino, pesquisa e produção do conhecimento em História, História da Educação e da Pluriculturalidade, em suas diversas vertentes;
  • Pesquisa e desenvolvimento do socioconstrutivimo e de abordagens e métodos dialéticos, dialógicos e colaborativos de trabalho com a pluriculturalidade, com as tecnologias da informação e com a sociedade em rede. O grupo está envolvido em 4 projetos um com financiamento da FAPESB, MINC e FNDE
  • Pesquisa e desenvolvimento do Portal do TBC, da TV WEB TBC Cabula, e de demais soluções digitais de comunicação e engajamento colaborativo do projeto Turismo de Base Comunitária;
  • Pesquisa e desenvolvimento de aplicações pedagógicas digitais, voltadas para a estruturação de métricas e marcadores relacionados à Economia Comportamental, Neurociência do consumidor, Planejamento Econômico e Segurança Financeira.
  • Pesquisa e desenvolvimento de experimentos pedagógicos digitais, através do uso de jogos de representação de personagens (RPG), voltados para o desenvolvimento cognitivo, aprendizagem minimizada e aperfeiçoamento de práticas laborais de profissionais de segurança pública, em nível formativo e/ou educação continuada.
  • Pesquisa, produção e difusão do conhecimento relacionado à Economia Criativa, com foco nos trabalhadores informais e Micro Empreendedores Individuais (MEI), abordando as vertentes da ancestralidade, do afroempreendedorismo e de categorias socioeconômicas especiais, com vistas à oferecer assessoria e acompanhamento financeiro e contábil, além de gestão e empreendedorismo.